Um artista brasileiro nascido em São Paulo, com uma arte primorosa. Dalton Ghetti é conhecido por criar obras de arte nas pontas dos lápis, criando figuras inacreditáveis com uma riqueza de detalhes que torna tudo ainda mais impressionante.
Dalton diz que começou a aprender a lidar com os lápis e as ferramentas, aos 6 anos quando usava lâminas de barbear ou facas para afiar os lápis de desenho e de escrever. Filho de uma costureira, a mãe lhe deu uma agulha para aprender a costurar e começou a usar a agulha também como ferramenta. Dalton também fazia seus próprios brinquedos como carrinhos, caixas e bonecos. Aos poucos foi aprimorando sua técnica de esculpir coisas.
Para criar suas esculturas, ele segura o lápis na mão sob uma fonte de luz e começa a esculpir, na maioria das vezes usa uma agulha de costura bem resistente, lâmina de barbear e uma faca de modelagem. Recusa-se a usar lupa e nunca vendeu nenhum de seus trabalhos, somente presenteia os amigos. Dalton diz que fazer a escultura nos lápis é um hobby e até uma forma de meditação.
Atualmente mora em Bridgeport, Connecticut, EUA, e dedicou os últimos 25 anos de sua vida em suas mini-esculturas. Ele trabalha em intervalos muito pequenos: 1 a 2 horas no máximo por dia, sempre que ele fica inspirado. Ele trabalha muito lentamente, removendo manchas de grafite de cada vez. E, portanto, leva meses ou até anos para completar uma escultura.
Vale a pena fazer uma visitinha em seu site www.daltonmghetti.com